domingo, 22 de setembro de 2013

DECORAÇÃO COM CROCHET


O  crochet está novamente na moda e com ele vêm-nos à memória a nossa infância e os tempos passados na casa dos avós. Mas, o crochet modernizou-se e, hoje em dia,  é usado novamente na decoração de casas, conferindo-lhes um estilo mais vintage, mas ainda assim atual.
Em tecidos brancos e crus, para quem gosta de ambientes elegantes e r0mânticos, ou com muita cor, para ambientes mais relaxantes e descontraídos, a verdade é que o crochet veio para ficar e animar as nossas casas.
Seguem-se algumas ideias de decoração com crochet.

Colchas e mantas



Uma forma simples e rápida de introduzir o crochet na decoração da sua casa é com o uso de mantas e colchas, que pode você mesma fazer. Se não se sente capaz de elaborar sozinha uma manta ou colcaha em crochet, então aproveite e procure no baú do seu enxoval por roupa de cama em crochet, pois certamente irá encontrar boas surpresas. Seguem-se mais alguns exemplos de como decorar com mantas e colchas de crochet.



No sofá



Se preferir pode também optar por usar crochet no sofá ou em elementos que complementem a decoração deste, como almofadas, mantas, coberturas de puffs, entre outros. A imagem acima é um bom exemplo do que falamos. O crochet dos diversos elementos é dos mesmos tons utilizados na restante decoração da sala, dando continuidade ao ambiente rústico, mas ainda assim moderno e atual.
Para um ar mais campestre, sem renunciar ao crochet, pode também optar por usar cores mais arrojadas e divertidas. Como na imagem abaixo.


Nas janelas

Se deseja dar um ar mais folk à sua janela, pode combinar um cortinado de um tecido leve (de preferência branco) com um cortinado em crochet. Se não pretender usar dois cortinados, pode simplesmente optar por usar um de crochet mais leve, que deixe passar bem a claridade. Estes cortinados combinam bem com os estilos de decoração mais clássicos ou rústicos.


Em acessórios



Facilmente encontra à venda diversos acessórios com padrão de crochet em plástico, por exemplo, uma vez que o estilo vintage e clássico de decoração está novamente em voga. Pode também optar por dar nova vida a objetos antigos com crochet. Se tem talento para estas tarefas mais manuais, então arrisque e recicle acessórios decorativos que já não gosta ou não usa.
Pode inclusive usar o crochet para reciclar velhos candeeiros. Ficam muito bonitos e originais, mas deve ter o cuidado de os manter sempre bem limpos. Veja alguns exemplos na imagem abaixo e inspire-se para fazer o mesmo na decoração da sua casa.

DIICAS DE DECORAÇÃO FENG SHUI


A velha máxima de “menos é mais” é perfeita para aplicarmos quando falamos de decoração Feng Shui. Espaços bem decorados, livres de desordem e onde se tenta construir um ambiente harmonioso dentro e fora de casa são as principais características deste tipo de decoração.
Feng Shui não pode ser apenas encarado como mais um estilo de decoração, uma vez que tem por base milhares de anos de história e filosofia chinesa, que podem ser incorporados na vida quotidiana.
Se a decoração da sua casa está demasiado caótica e desconfortável, as próximas dicas de Feng Shui podem ajudar a redirecionar a sua energia e conferir maior tranquilidade.


Com apenas pequenas mudanças é possível trazer mais energia positiva para qualquer divisão. Destacamos algumas dessas mudanças que são importantes para trazer maior tranquilidade à decoração da casa:
  • Boa luminosidade  – A iluminação apropriada é também fundamental para criar um ambiente acolhedor e repleto de boas energias. No feng shui a iluminação tem um papel de destaque, por isso é importante  que cada divisão possua diversos níveis de luz. Comece por apostar em dar maior luminosidade a cada espaço, optando por ter vários tipos de luz e não apenas um candeeiro central em cada ambiente.
  • Uso da cor – A filosofia Feng Shui centra-se em torno de cinco elementos. Se uma parte da sua casa precisa de um pouco mais de determinado elemento, pode adicioná-lo através do uso da cor certa. Por exemplo, o elemento água é representado por tonalidades de azul e preto, o elemento terra por laranja e castanho, madeira por verde, fogo por rosa e vermelho, metal por prata, branco, cinza e dourado. Em zonas de sossego e tranquilidade, como um quarto, evite sempre cores como vermelhos e laranjas, pois são cores demasiado estimulantes, perturbando desta forma o descanso.
  • Uso de plantas – As plantas são elementos muito importantes nesta filosofia Feng Shui. Escolha plantas que não tenham folhas pontiagudas. Prefira as de folhas arrendondadas onde o o chi possa circular por toda a divisão. As plantas naturais são uma boa opção, embora possa também optar por plantas de seda. Contudo, evite plantas secas ou mortas pois trazem uma carga negativa ao ambiente.
  • Evitar a desordem – Uma casa bem arrumada, limpa e organizada tem a capacidade de transmitir aos seus habitantes maior confronto, prazer e acima de tudo bem-estar. No entanto, em algumas divisões existe maior dificuldade em manter tudo bem organizado. É o caso de uma cozinha, por exemplo, em que diferentes utensílios precisam de estar sempre à mão. Lembre-se da regra do “triângulo”: frigorífico, bancada e fogão, sendo que este último não deve estar próximo da zona do lava-loiças, uma vez que fogo e água criam energias contrárias.


Estas são apenas algumas dicas de decoração com o Feng Shui, mas que temos a certeza lhe serão muito úteis para conseguir divisões com uma energia mais positiva.

sábado, 21 de setembro de 2013

DECORAÇÃO QUARTO DE BEBÊ


É certo que a chegada de um bebé é sempre uma acontecimento de grande felicidade, mas também pode ser muito dispendioso.
Se não tem muito dinheiro para gastar com a decoração do quarto do seu bebé, não desespere! A verdade é que que pode conseguir um ambiente relaxante e acolhedor para o bebé, sem ser necessário gastar uma fortuna.
O segredo reside em adquirir aquilo que realmente faz falta e não decorar o quarto com elementos que geralmente todos nós achamos que são essenciais, mas que apenas têm uma funcionalidade reduzida.


Determine um orçamento

O primeiro passo para evitar gastos desnecessário e fazer uma decoração funcional, mas ainda assim acolhedora é estabelecer previamente um orçamento para a decoração do quarto do bebé. Não se iluda, embora ao mobiliário apropriado para um bebé seja de menor tamanho que o de um adulto, o valor irá ser o mesmo ou até mais elevado, pelo que terá de fazer escolhas inteligentes. O ideal é que planeie cuidadosamente cada etapa da decoração e defina o que pensa gastar em cada elemento. É importante descobrir o quanto você está disposto a gastar, antes de iniciar o processo de decoração.


Escolha os elementos centrais do quarto

Aconselhamos que opte por escolher móveis de boa qualidade e que facilmente consiga utilizar em diferentes estilos de decoração. Por exemplo, pode escolher berços que acompanham o crescimento do bebé ou com os lados removíveis e que podem ser transformados em camas para crianças mais velhas. Optar por adquirir estantes e prateleiras versáteis também é uma excelente ideia, uma vez que podem fazer parte da decoração do quarto da criança ao longo do seu crescimento.
Em alternativa, e em vez de adquirir mobiliário novo para o quarto do bebé, avalie que móveis que já possui podem ser reaproveitados ou reciclados para desempenhar novas funções no quarto da criança.  Pode ainda optar por adquirir elementos em segunda mão, que facilmente encontrará em feiras de antiguidades ou até leilões online.


Segurança em primeiro lugar

Faça uma pesquisa prévia e não poupe no que toca a gastos com a segurança do seu bebé. Por exemplo, quando estiver a escolher o colchão mais apropriado para colocar no berço, talvez seja uma boa opção optar por um com proteção antibacteriana .
Tenha também atenção a brinquedos e acessórios que possam ser potencialmente perigosos. Arestas e superfícies afiadas são de evitar a todo o custo!
Um móbil é uma forma pratica e divertida de adicionar cor e movimento ao quarto da criança, mas devem ser retirados quando o bebé começa a conseguir manter-se de pé. Tenha também o cuidado de posicionar o berço num local longe de janelas e de cortinas.


Decoração neutra

Decore o quarto com cores neutras, pois esta decoração base vai acompanhar mais facilmente o desenvolvimento da criança. Para dar mais colorido à decoração pode usar cores arrojadas e vibrantes nas peças de mobiliário e em decalques na parede. Se tem talento para trabalhos manuais, faço alguns quadros coloridos ou com temas infantis, como animais, princesas e castelos de encantar. Não só vai estar a poupar imenso em acessórios decorativos, como vai dar um cunho muito pessoal ao quarto do seu bebé, tornando-o absolutamente único.

DECORAÇÃO DE QUARTO (casal)


Decorar um quarto de casal pode revelar-se uma tarefa bem mais árdua do que inicialmente pensa, uma vez que é necessário combinar os gostos pessoais e estilos de decoração de duas pessoas distintas. Contudo, se há umquarto na sua casa que deve ser um verdadeiro refúgio romântico e de tranquilidade é o quarto do casal, sendo por isso necessário chegar a um consenso em relação à melhor decoração a elaborar.
Neste sentido, o quarto deve ser um refúgio pessoal e privado, onde é possível relaxar sozinho ou com o parceiro depois de um dia duro de trabalho. No quarto não deve existir desordem nem desarrumação, sendo o objetivo principal criar um ambiente de conforto e romantismo para o casal.
Seguem-se algumas dicas para transformar o seu quarto nesse refúgio romântico de que falamos.


A cama é um um dos elementos principais de toda a renovação ou decoração do quarto. Ela não só é fundamental a nível do aspeto visual da divisão, pela sua imponência e dimensões,  mas também em termos de conforto e tranquilidade, devendo proporcionar noites de sono relaxantes.
Para se manter em sintonia com o tema do romantismo aconselhamos que dê preferência à utilização de tecidos mais leves e de cores neutras na cama, que devem formar diversas camadas para criar um ambiente mais romântico e convidativo. Uma colcha ou edredão em seda conferem um toque de maior elegância e luxo, especialmente se escolher estes elementos num delicioso castanho chocolate ou num branco cremoso, ais quais poderá acrescentar toques de rosa, cor do romance por natureza.
Evite folhos e têxteis demasiado femininos, uma vez que o espaço é partilhado. Dê primazia às cores neutras ou padrões vibrantes que agradem a ambos os géneros. Escolha sempre roupa de cama de qualidade, um bom edredão e diversas almofadas confortáveis, para garantir noites de verdadeiro descanso.


O uso de velas e boa iluminação são fundamentais para criar um ambiente romântico nesta importante divisão da casa. No caso das velas não se acanhe com o seu uso, mas sim use e abuse delas! As velas conferem um ambiente mais intimista e propício ao romance, sendo por isso aconselhado o seu uso. Mesmo durante o dia e, ainda que não as acenda, são um bonito elemento decorativo, tornando facilmente um quarto sóbrio num espaço mais romântico e elegante.


Na decoração do quarto deve ter algum cuidado com a iluminação artificial e optar por sistemas eficazes e que tornem a divisão mais luminosa. Embora luzes mais fracas criem um ambiente de romance, a verdade é que se pretende atribuir outras funções à divisão será necessário ter uma iluminação mais adequada. Para momentos de maior romantismo pode optar por uma iluminação mais focalizada ou por abat-jours com uma maior abertura do topo, para dispersar a luz por todo o quarto.


Com estas dicas de decoração vai conseguir facilmente conferir um ambiente mais romântico ao seu quarto, sem grande investimento ou dificuldade. Crie um refúgio pessoal para onde você e o seu companheiro podem ansiar por regressar ao fim de um longo e stressante dia de trabalho.

DECORAÇÃO DE BANHEIRO

Por ser uma divisão pequena e pouco frequentada, o banheiro social é um ambiente de fácil decoração, tornando-se numa ótima oportunidade para se poder ousar na decoração.
Abuse da sua criatividade e tenha o seu banheiro social decorado de forma única e, ao mesmo tempo, bem pessoal.
Seguem-se algumas sugestões para um banheiro social decorado.
Confira-as!

decor-banheiro2

Dicas de decoração

Em relação às paredes do banheiro, pode forrá-las com tecidos, por exemplo, estilo oriental. Em alternativa pode colocar papel de arroz (colando-o com cola branca normal). Para um impacto bem diferente, aproveite e revista as paredes com um material nada comum: cartazes de filmes ou publicidade.


banheiro-oriental

Escolha um espelho que vá do teto ao chão, pois assim irá refletir o piso e a bancada, que poderá ser, porque não, de granito preto. Poderá aceitar a sugestão de revestir as paredes com tecidos florais, tornando o ambiente acolhedor e elegante.
Tendo como elemento básico a bancada, escolha limestone, que irá constrastar com a cuba, por exemplo, de porcelana preta.
Mas não deverá deixar de parte as loiças, ou seja, as torneiras. Pode optar, por exemplo, por uma torneira de parede cromada e combiná-la com uma bacia com caixa acoplada.

banheiro-moderno

Porque não criar charme no seu banheiro social decorado? Crie um ambiente chique ao pintar as paredes de castanho e colocando um espelho estilo asiático e uma cuba tipo totem, como que um cilindro até ao chão. Ficará marcado pelo charme, com certeza.
Há tantas ideias e sugestões, pelo que não deixe de procurar até achar a solução perfeita para o seu banheiro social.


decor-banheiro


Em regra, por se tratar de um banheiro de pequenas dimensões, há que ter em conta que os lavatórios poderão ser também de reduzidas dimensões. Se for esse o caso, aproveite para optar por um lavatório de cimento, moldado num cilindro de PVC, que receberá uma cuba de inox.
Para um estilo Provence também existem variadas sugestões, como utilizar um espelho com uma moldura em forma de galho de árvore com um pássaro. Ou, por outro lado, pintar as paredes de cor-de-rosa, onde um móvel antigo irá receber o lavatório. É só juntar umas gravuras e colocar uma barra no piso de ladrilho hidráulico.
Inove e disfrute no seu banheiro social. Pinte as paredes de tijolos descascadas com uma tinta acrílica da sua escolha. Ou aproveite o seu banheiro social decorado para deixar os seus pensamentos flutuar com a pintura de uma frase na parede, escrita com tinta látex.
Para criar efeitos luminosos no seu banheiro social decorado, instale o espelho a cerca de 6cm da parede para receber iluminação embutida de lâmpadas fluorescentes amarelas. Mas caso queira algo realmente diferente e invulgar, aposte num revestimento de paredes completamente inusitado. Use o típico piso de borracha para revestir as paredes. Ficará único, com certeza.

banheiro